domingo, 2 de janeiro de 2011

O Livro e a Vida


Nas páginas de pergaminho doirado
do livro na minha memória guardado
procuro com afã e muito cuidado
o "flash" primeiro que lá ficou gravado.
e, por cenário bucólico rodeado...

Juntinho ao valado ou à caniçada
com passadas largas que marcam o chão
camisa clara de manga arregaçada
caminha seguro de enxada na mão.

E ao virar a página, a mui desejada
boneca em borracha, sorrindo rosada.
E os lindos sapatos de cor encarnada
comprados com esforço no fim da jornada.

Em noite de Outono, sem chuva mas fria
esperava por mim na rua vazia.
P`ró almoço de Natal, óh que alegria!
um freguês amigo consigo trazia.

E já na "casinha" joga dominó.
Tem muitos amigos, não se sente só.
E quando o seu tempo já custa a passar
sentado à janela vamos conversar.

"A minha mãe era uma boa modista,
o meu avô trabalhava na cortiça
e o meu pai passou a vida a soldar.
Dos meus irmãos pouco tenho a recordar."

E em final de tarde, para o mar olhando
vê o pôr do sol. "Onde irá ele chegando?"
Seu olhar claro, terno e brilhante
fixa a estrada doirada e ondulante.

A noite cai, mas fica-nos a certeza
amanhã virá cheio de cor e beleza.
Nos jardins lindas flores vão abrir.
Muitas crianças para a vida irão sorrir.

E as páginas de pergaminho doirado
do livro na minha memória guardado
fecham-se com suavidade e muito cuidado
preservando o tesouro que ali está gravado.

A meu pai,
no centenário do seu nascimento.

5 comentários:

Unknown disse...

Muito bonito, muito sentido e muito verdadeiro! Só é possivel transmitir essas emoções quando a sorte ou o destino nos marca pelo doce afago de ter tido um pai que nos amou e a quem muito amámos.
Muito parabéns e muito obrigada pela partilha desta página do teu "Livro de Memórias"

Um beijinho
Cila

Dulce Gomes disse...

Minhas amigas no meu cantinho estão uns selinhos à vossa espera. Recebam-nos com ou sem regras como uma forma singela de vos dizer obrigada.
Bom ano para todas.
Dulce

Cantinho da Maria disse...

Gostei muito deste poema lindo e sentido da amiga Cacilda.Penso que é uma honra poder ler tão bonito poema.

Obrigada e desejo-lhe um bom ano,bem como para todas as amigas AEIOU!Bem Hajam!

Beijinhos.Zézinha Coelho.

Unknown disse...

Obrigada Cacilda, por têr partilhado esta página do "Livro de Memórias" que além de sêr bonito está repleto de emoções.
Bjs Paulinha

Marina disse...

E lindo tia, eu considero-o uma arte :)
Muitos beijinhos e abracos
Marina