quinta-feira, 1 de outubro de 2009






Comemora-se hoje ( 1 de Outubro ) o dia internacional da musica, o meio mais Universal de comunicarmos.
Para mim não concebo a vida sem música…ela dá-me momentos de alegria ,e de alguma paz e tranquilidade. Confesso que sou ( dura de ouvido ) ou seja, não tenho muito ouvido para a música…mas no entanto a música para mim é uma das minhas companhias preferidas. Confesso também que música clássica ( apesar de gostar ) nem sempre a ouço, talvez por me faltar cultura musical, no entanto este verão fui assistir pela primeira vez a um concerto sinfónico pela Orquestra da Estremadura e adorei… pensei ...porquê só agora ? .
Vou falar um pouco de Beethoven porque acho que foi um génio. Muito novo revelou logo um talento excepcional para a música. Depois de muitos sucessos foi-lhe diagnosticado por volta de 1796 em Viena , tinha ele 26 anos problemas auditivos, a doença progrediu e, aos 46 anos ( 1816 estava práticamente surdo.
De 1816 até 1827, ano da sua morte, ainda conseguiu compor cerca de 44 obras musicais. Sua influência na história da música foi imensa. Ao morrer, a 26 de Março de 1827, estava a trabalhar numa nova sinfonia, assim como projectava escrever um Requiem. Conta-se que cerca de dez mil pessoas compareceram no seu funeral, entre elas Franz Schubert. Faleceu de cirrose hepática, após contrair pneumonia. Na realidade só um GÉNIO.