
Chama-se "Sonho de Amor", e foi composta por Franz Liszt, compositor e pianista húngaro, que nasceu em 1811, em Raiding , e morreu em 1886, em Bayreuth, na Alemanha.
Aos seis anos revelou tanto talento para o piano, que o príncipe Nicolas Esterházy proporcionou à família Liszt meios para se instalar em Viena, para que Franz tivesse a educação musical adequada.
Aos oito anos era já aluno de Czerny, de quem recebeu uma sólida preparação pianística e musical, incluindo a técnica de leitura de pauta à primeira vista e a improvisação.
Mais tarde, a sua memória era tal que era capaz de tocar de cor partituras complexas que ouvira apenas uma vez.
No entanto, em 1823, não foi autorizado a ingressar no Conservatório de Paris por ser estrangeiro, o que o levou a concluir sozinho a sua preparação pianística, continuando com Anton Reicha e com Ferdinando Paër os estudos de composição que começara com Salieri. .
Liszt não foi apenas o maior pianista da sua época, foi também um compositor extremamente original e uma figura de destaque no movimento romântico.
Liszt não foi apenas o maior pianista da sua época, foi também um compositor extremamente original e uma figura de destaque no movimento romântico.
Como professor, formou alguns dos maiores pianistas da geração seguinte.
Entre as suas composições mais notáveis encontram-se doze poemas sinfónicos, dois concertos para piano, vários trabalhos corais e uma enorme variedade de peças para piano.
bjs
cila
(inf.. obtida na net)