quarta-feira, 15 de abril de 2009


Gostam da música de fundo do nosso blog?
É uma das minhas preferidas !

Chama-se "Sonho de Amor", e foi composta por Franz Liszt, compositor e pianista húngaro, que nasceu em 1811, em Raiding , e morreu em 1886, em Bayreuth, na Alemanha.

Aos seis anos revelou tanto talento para o piano, que o príncipe Nicolas Esterházy proporcionou à família Liszt meios para se instalar em Viena, para que Franz tivesse a educação musical adequada.

Aos oito anos era já aluno de Czerny, de quem recebeu uma sólida preparação pianística e musical, incluindo a técnica de leitura de pauta à primeira vista e a improvisação.

Mais tarde, a sua memória era tal que era capaz de tocar de cor partituras complexas que ouvira apenas uma vez.

No entanto, em 1823, não foi autorizado a ingressar no Conservatório de Paris por ser estrangeiro, o que o levou a concluir sozinho a sua preparação pianística, continuando com Anton Reicha e com Ferdinando Paër os estudos de composição que começara com Salieri. .

Liszt não foi apenas o maior pianista da sua época, foi também um compositor extremamente original e uma figura de destaque no movimento romântico.

Como professor, formou alguns dos maiores pianistas da geração seguinte.

Entre as suas composições mais notáveis encontram-se doze poemas sinfónicos, dois concertos para piano, vários trabalhos corais e uma enorme variedade de peças para piano.

bjs
cila

(inf.. obtida na net)