sábado, 26 de setembro de 2009



As Universidades da Terceira Idade surgiram na década de 70 , em França , para proporcionar aos mais velhos a possibilidade de aprenderem ou ensinarem , e promover o convívio salutar e útil entre gerações. Em Portugal o primeiro estabelecimento de ensino para a terceira idade , criado em 1096 , foi a Universidade Internacional para a Terceira Idade.
Fui frequentadora dessas Universidades e foi um período e uma experiência muito enriquecedora na minha vida…..convivi com professores que gratuitamente e sempre com muita simpatia transmitiam os seus conhecimentos, tive disciplinas que além de me agradarem deram-me a conhecer coisas que não sabia …outras que estava esquecida.
Convivi com pessoas diferentes ….maneiras de sêr e estar diferentes da minha mas, sempre com respeito e muita compreensão de que resultou algumas amizades que tento guardar e fortalecer.
Neste momento, estou noutro período e noutra experiência da minha vida, sou avó a tempo inteiro, o que também é maravilhoso e muito gratificante, é voltar anos atrás e usufruir do meu neto o que por razões de disponibilidade não tive com as minhas filhas.
È dia a dia vê-lo crescer …e fazer as gracinhas que todas as avòs acham o máximo…Mas, como tudo isto tem o seu tempo e, ele passa depressa, felizmente ele qualquer dia não precisará tanto da avò, também ele vai ter necessidade de estar com outras pessoas e aprender outras coisas e,nessa altura voltarei para esse convívio tão agradável que se intitula “ Universidade para a 3ª. Idade.Aproveitando o tema , quero desejar a toda a Direcção , aos Professores ,e Alunos, da recente Universidade de Sines “ PROSAS “ as maiores felicidades e um futuro de muita alegria