terça-feira, 9 de novembro de 2010

Veja mais recados

JARDIM DA REPÚBLICA



Também chamado de "Rossio”, pela importância de centralidade que teve desde que foi construído, na primeira metade do século XX, o Jardim da República Sines está hoje integrado numa zona de comércio, serviços e habitação, cerca de 200m a norte dos Paços do Concelho. O jardim em si, embora não muito grande (3033 m2), tem espécies arbóreas de elevada estatura, já com bastantes anos (palmeiras e araucárias), cuja presença é muito forte.


Tive curiosidade de ir à net pesquisar e informar-me do jardim que acompanhou a minha infância, adolescência, juventude , enfim uma grande parte da minha vida e, que nele sentia o orgulho de sêr um dos  cartões de visita da minha terra .


Ir ao Rossio era passeio obrigatório tanto dos Sineenses como de varaneantes que aí passavam as suas férias.


Complementando este espaço aí estão as suas casas baixinhas e de traço tipicamente Alentejano em que em determinada altura me foi dito que eram Património Municipal.


O facto de estar triste são estas fotografias que com muita pena as tirei.



Sei que é Outono… mas não é por isso que os jardins não têem também o seu encanto, o que pude observar foi sim, um jardim mal tratado .. diria mais ao abandono, E, será que as casas irão ficar como as da foto ? conforme os seu moradores forem desaparecendo !...


Sou receptiva às mudanças.
 Sines é uma cidade e como tal tem que evoluir , mas também acho que Sines e os Sineenses devem têr algo que identifique o seu Património ,algo que marcou a sua vivência na Terra Natal e penso que o Rossio é símbolo disso.


Além do sentimento de tristeza por vêr o meu jardim em plena degradação ,sinto-me também apreensiva no que poderá suceder àquele espaço tão simbólico.