terça-feira, 9 de novembro de 2010

Veja mais recados

JARDIM DA REPÚBLICA



Também chamado de "Rossio”, pela importância de centralidade que teve desde que foi construído, na primeira metade do século XX, o Jardim da República Sines está hoje integrado numa zona de comércio, serviços e habitação, cerca de 200m a norte dos Paços do Concelho. O jardim em si, embora não muito grande (3033 m2), tem espécies arbóreas de elevada estatura, já com bastantes anos (palmeiras e araucárias), cuja presença é muito forte.


Tive curiosidade de ir à net pesquisar e informar-me do jardim que acompanhou a minha infância, adolescência, juventude , enfim uma grande parte da minha vida e, que nele sentia o orgulho de sêr um dos  cartões de visita da minha terra .


Ir ao Rossio era passeio obrigatório tanto dos Sineenses como de varaneantes que aí passavam as suas férias.


Complementando este espaço aí estão as suas casas baixinhas e de traço tipicamente Alentejano em que em determinada altura me foi dito que eram Património Municipal.


O facto de estar triste são estas fotografias que com muita pena as tirei.



Sei que é Outono… mas não é por isso que os jardins não têem também o seu encanto, o que pude observar foi sim, um jardim mal tratado .. diria mais ao abandono, E, será que as casas irão ficar como as da foto ? conforme os seu moradores forem desaparecendo !...


Sou receptiva às mudanças.
 Sines é uma cidade e como tal tem que evoluir , mas também acho que Sines e os Sineenses devem têr algo que identifique o seu Património ,algo que marcou a sua vivência na Terra Natal e penso que o Rossio é símbolo disso.


Além do sentimento de tristeza por vêr o meu jardim em plena degradação ,sinto-me também apreensiva no que poderá suceder àquele espaço tão simbólico.

3 comentários:

Cantinho da Maria disse...

Sinceramente amiga Paulinha,não imaginava que esse jardim que foi outrora bem bonito,pelo menos quando lá estive ,estivesse assim tão...triste como as fotos que tirou. Realmente! Porque é que os Presidentes de camara não se preocupam também com esses cartões de visita?!Eu adoro visitar terras e ver os lindos,maravilhosos,jardins.E no Norte há tão lindos! Mas ,Sines também os tinha.Também acho que o meu Jardim público está a ficar um pouco esquecido,espero que façam alguma coisa a tempo de o salvar.Beijinhos.Zézinha C.

Anónimo disse...

Olá Paulinha
Tanbém para mim ao ver o jardim do (Rossio)como nós lhes chamava-nos
fico triste,pois o que vemos é só degradação,não só neste jardim como em outros sitios da Vila.É uma pena terem conseguido estragar o que tinhamos,que era outrora o encanto de tanta gente.
bjs
Isabel Aurora

Cacilda disse...

Paulinha,

Sou solidária com a sua tristeza. Vamos ser optimistas e pensar que qualquer dia o nosso jardim e a nossa terra duma maneira geral volta a ser o orgulho de todos nós.

Beijinhos
Cacilda