quinta-feira, 13 de agosto de 2009


Talvez por estar próximo do feriado de 15 de Agosto, dia em que também se realizam as festas de “ Nª. Senhora das Salas “ padroeira da cidade de Sines, veio-me à memória a simpática e acolhedora então “ vila piscatória de Sines “ terra de pescadores em que práticamente todos nos conhecíamos , assim como a sua linda e pitoresca praia de areia fina e branca ,com a mansidão das suas águas que, faziam a delicia dos SINEENSES assim como de muitos veraneantes que frequentavam a nossa terra nos 3 mêses de Verão.
E, ao recordar-me da praia de há uns bons anos atrás…tenho muitas recordações…a bolachinha americana depois de uma bela banhoca , o jogo do prego com as amigas, mais em criança lembro-me do maldito banheiro que nos dava mergulhos com o objectivo de nos tornar umas moçoilas fortes e belas… a bica da água milagrosa que lavávamos sempre os olhos antes de subir a simpática escadaria , enfim muita coisa e, curiosamente veio-me à memória uma situação que hoje (felizmente) é um absurdo só de pensar que isso se praticava.
Pois é , talvez também se recordem da praia estar simbolicamente dividida em 3 sectores :
- junto ao pontal , era a zona das pessoas com menos recursos económicos
- na parte central, era a dos remediados
-mais perto do barco salva vidas ( ou seja na outra ponta da praia) era a zona dos ricos
Questiono-me porque aconteceria isso ? de certeza que seria pela situação política dessa época. Seria que esse estigma acabou com o 25 Abril ? se assim foi, VIVA O 25 DE ABRIL.