quinta-feira, 13 de agosto de 2009


Talvez por estar próximo do feriado de 15 de Agosto, dia em que também se realizam as festas de “ Nª. Senhora das Salas “ padroeira da cidade de Sines, veio-me à memória a simpática e acolhedora então “ vila piscatória de Sines “ terra de pescadores em que práticamente todos nos conhecíamos , assim como a sua linda e pitoresca praia de areia fina e branca ,com a mansidão das suas águas que, faziam a delicia dos SINEENSES assim como de muitos veraneantes que frequentavam a nossa terra nos 3 mêses de Verão.
E, ao recordar-me da praia de há uns bons anos atrás…tenho muitas recordações…a bolachinha americana depois de uma bela banhoca , o jogo do prego com as amigas, mais em criança lembro-me do maldito banheiro que nos dava mergulhos com o objectivo de nos tornar umas moçoilas fortes e belas… a bica da água milagrosa que lavávamos sempre os olhos antes de subir a simpática escadaria , enfim muita coisa e, curiosamente veio-me à memória uma situação que hoje (felizmente) é um absurdo só de pensar que isso se praticava.
Pois é , talvez também se recordem da praia estar simbolicamente dividida em 3 sectores :
- junto ao pontal , era a zona das pessoas com menos recursos económicos
- na parte central, era a dos remediados
-mais perto do barco salva vidas ( ou seja na outra ponta da praia) era a zona dos ricos
Questiono-me porque aconteceria isso ? de certeza que seria pela situação política dessa época. Seria que esse estigma acabou com o 25 Abril ? se assim foi, VIVA O 25 DE ABRIL.

8 comentários:

Dulce Gomes disse...

E não é que eu me lembro tão bem de tudo isso? E que também fiquei traumatizada pelos mergulhos dados à força em que eu corria p`la praia com a esperança de não me conseguirem alcançar. Só que quem me dava os mergulhos era o meu pai, que talvez na esperança de eu me fazer uma bela moçoila, dava-me logo três de seguida...ufa...nem tempo para respirar entre eles:)
beijinhos.

Anónimo disse...

Amiga Paulinha que bela recordação...
A bolachinha americana então!..humm se eu gostava... acabadinhas de fazer ali bem na nossa frente,que saudade.
Quanto á divisão dos extratos sociais na praia era apenas o reflexo do que acontecia cá encima na vila
Tambem digo, viva o 25 de Abril e o desenvolvimento da nossa terra, apesar das contradiçães.
O que mais importa é que a nossa terra é linda, o seu povo é boa gente, e o mais importante de tudo é que nos continuemos a conhecer e reconhecer, a respeitarmo-nos e consigamos sempre fazer crescer uma verdadeira amizade entre todos nós
Bjinhos
Isabel Gomes

Cantinho da Maria disse...

OLá, Paulinha!

Gostei imenso do seu texto, gosto imenso de saber essas histórias, essas histórias do passado, especialmente de uma terra que me diz muito , como é o caso da bonita cidade de Sines.
Fico sempre tão interessada , é realmente uma paixão para mim, saber essas histórias.
Obrigada Paulinha.
Beijinhos: Zézinha Coelho.

Anónimo disse...

Cada terra com seu uso,e achei tão graciosa a descrição que tu fazes dos teus tempos de criança numa ida á praia.A bolachinha americana seria a que nós nos meus tempos de menina em Lisboa quando iamos á praia chamavamos lingua da sogra,era mais a batata frita e a bola de Berlim.Agora o que me arrepiou foi a praia ser dividida por extractos sociais,isso eu por cá nunca senti podia era não haver dinheiro para se ir para uma praia mais longe,mas dentro da mesma praia esticavamos as toalhas onde havia mais espaço.
Mas graças a Deus que tudo isso já lá vai,e foi bonito partilhares esses momentos com as tuas amigas da tua terra sabe sempre tão bem recordarmos
o passado.
Uma beijoca querida Paulinha
Ana

Anónimo disse...

Saborosas lembranças as que guardamos da nossa querida praia do tempo em que eramos meninas e moças!...
Felizmente eu safei-me sempre ao mergulho forçado dado pelo banheiro.
Beijinhos
Fernanda

cila disse...

Olá Paulinha !
É sempre tão agradável recordar esses bons tempos! Falaste na bolachinha americana, lembrei-me da atenção com que nós seguiamos todos aqueles movimentos, até nos ser entregue aquele rolinho de massa tão gostoso...!
E dos sorvetes do Portela ainda te lembras? E dos discos pedidos na praia? Está tudo ainda tão fresquinho na nossa memória, que parece que tudo se passou há menos tempo.

Um beijinho e obrigada pelo simpático texto que nos ofereceste,
porque...como se costuma dizer "recordar é viver".
cila

cila disse...

Cantinho da Maria ?
Quer dizer que a nossa amiga Zézinha também já tem um cantinho?

Muitos parabéns!´
O Horizonte também ainda não deve ter dado por isso?
Uma visitinha fica desde já prometida.


Um beijinho
Cila

Cantinho da Maria disse...

Obrigada pelas suas simpáticas palavras,amiga Cila, até me senti mais uma vez mimada. Ainda estou é á descoberta, é um cantinho que então agradeço que visite e quem quiser claro, mas ainda é novinho.
Ainda não tem a qualidade máxima do aeiou, é simplezinho.

Bom fim de semana amiga Cila e para todas amigas do aeiou. Eu já não passo sem passar por cá.

Beijinhos.Zézinha Coelho.