segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Olhar para ver




"Sábado, 28 de Agosto, 10,25h. Começo a minha caminhada, este ano pouco frequente, e talvez por isso, olho para ver tudo (ou quase) o que me rodeia.
À minha esquerda o sol acompanha-me no seu reflexo dourado neste espelho de prata, que a água formou sobre a areia branca no seu vai e vem de maré cheia.
Ao longo da praia procuram-se espaços, abrem-se chapéus, as crianças brincam, os adultos passeiam.
À minha frente vai um casal de mãos dadas, com boné e óculos de sol, salpicando a água a cada passada. Já os conheço, há muitos anos, nas suas caminhadas.
Deixo-os para trás. A areia está agora matizada do verde de pequenas algas que passaram além das rochas aveludadas e perfumam suavemente o ambiente.
Um grupo de crianças prepara-se para a sua aula de surf. Um jovem casalinho passa por mim e eu penso se daqui a 30 anos também eles continuarão a fazer aqui o seu passeio.
Junto às rochas que entram pelo mar e me convidam a uma pequena escalada, está um "canixe" que ladra e desafia o seu dono para a brincadeira.
Páro um pouco vendo o rebentar das ondas que ali é mais branco, sentindoo cheiro inigualável do mar e ouvindo a música que não pára nunca.
Volto para trás. Cruzo-me com o casal meu conhecido que sorri ao ver-me passar. Os miúdos do surf estão agora na água. Os pais fotografam. Na linha do horizonte dois barcos aguardam a sua entrada no porto. Mais duas escolas de surf chegaram e entram na água dando mais colorido e beleza a esta tão linda praia que entretanto se encheu.
São 11h e 11m. Levei mais 26 m a fazer hoje a minha caminhada.
Agora vou tomar o meu banho, sentir aquele arrepiozinho... e deslizar um pouco nesta água azul e cristalina, com cheiro e som que só o mar nos pode dar."

(Conseguiram acompanhar-me, só por um instante?)

Amiga das amigas
Cacilda

8 comentários:

Unknown disse...

Olá Cacilda, uma descrição 5 estrelas....
Vi-me completamente ao seu lado a fazer a tal caminhada que é tanto do meu agrado...e a sentir e a observar tudo o que a Cacilda descreve.
E, depois do tal banho fresquinhoooo...e de apanharmos um pouco desse sol maravilhoso, que tal um refresco na esplanada para 2 dedos de conversa .
Um dia em beleza...
beijinhos e obrigada.
Por momentos , senti-me em S.Tospes .
Paulinha

cila disse...

Eu daria ao titulo o nome de "olhar para ver e contar " porque para além do ambiente ter sido muito bem observado também está muito bem contado...
Um beijinho
Cila

Cantinho da Maria disse...

Amigas AEIOU, á quanto tempo não passava por cá.Muita coisa boa e má se passou comigo, mas a vida continua a seguir e eu vou retomando e com calma voltando á normalidade.Gostei muito deste passeio bem descritivo e convidativo da Cacilda.é realmente uma beleza contemplativa.Beijinhos a todas as amigas AEIOU,deixando assim em particular mais para a Cacilda, Cila, Ivone, Paulinha e Filó.
Zézinha C.

HORIZONTE disse...

Cila
Cheguei atrasada para fazer o meu comentário. A nossa amiga Paulinha disse aquilo que eu estava a pensar escrever. Só prova que estamos todas em sintonia.
Compartilhe mais vezes os seus passeios connosco, que embora virtuais são tão agradaveis descritos dessa maneira.
um beijinho
biba

HORIZONTE disse...

Um pedido de desculpas à Cacilda.
Por engano dirigi-me à Cila no comentário anterior.
Redobro a minha admiração pelo belo texto da Cacilda, e novamente me penitencio pelo engano.
Biba

Cacilda disse...

Que bom terem gostado do texto... e terem passeado comigo.
Paulinha,o seu final seria óptimo.
O título que a Cila deu também estava muito adequado.
À Zézinha C.deixo os meus votos para que a normalidade de que fala seja já uma realidade e melhores dias virão.
Quanto à Biba, não se preocupe com o engano. Não tem importância nenhuma.Acontece a muito boa gente, especialmente quando se trata de pessoas com muita proximidade.
Beijinhos
Cacilda

Fernanda disse...

Amiga Cacilda:

Não foi só por um instante que te acompanhei, fiz o percurso todo contigo.
Com uma descrição tão clara e conhecendo bem essa areia e essas ondas, como nós conhecemos, é impossível não nos sentirmos envolvidas numa tão agradável caminhada.

Beijinhos
Fernanda

Marina disse...

Pois lendo nao e so lindo mas e fazer figas a quem o nao pode fazer por causa da grande distancia mas o faz saborear e lembrar como e, e mesmo tao longe ;) beijinhos e abracos,
Marina