segunda-feira, 19 de abril de 2010



É um pequeno arbusto sempre-verde, com altura geralmente inferior a 1 metro. Tem folhas estreitas, verdes escuras e floresce entre Março e Maio, com flores masculinas e femininas que surgem na extremidade dos ramos. Produz em Julho/Setembro um pequeno fruto branco, comestível, e a sua rama liberta um odor semelhante ao do mel.
Será que se lembram também de ir apanhar camarinhas ? eu lembro-me perfeitamente .
Para os lados do farol , por aquelas dunas era um manto branco daquele fruto…então aí ,era apanhar e comer logo e, ainda levar um saquinho para casa.
Agora é que há o problema da poluição e não se come nada sem se lavar….mas as camarinhas dessa altura sabiam tão bem ...serem apanhadas e comidas logo ali em plena Natureza.
Claro que em Sines já não existem …mas, este facto deve-se à reestruturação da nossa Terra , que passou por uma transformação em que as camarinhas não tiveram hipótese .
Fica a saudade e a recordação.

9 comentários:

Deolinda disse...

Belos tempo que ia apanhar camarinhas com o meu avô passava belas tardes de verão apanhar camarinhas tudo tem um principio e um fim até nas camarinhas acontece.
Era sempre um bom passeio que se dava quando se ia apanhar as boas camarinhas.
Beijo da Deolinda

Dulce Gomes disse...

Olá a todas e especialmente à Paulinha que fez esta postagem.
Pois tenho uma boa novidade: ainda existem camarinheiras em Sines! Não na quantidade de outros tempos mas ainda existem bastantes.
Nem é preciso caminhar muito, basta ir à praia do norte e subir um pouco as dunas e elas lá estão mesmo à "mão de semear".

Convido-as a uma boa caminhada por entre as amarelas e a praia do norte, sempre à beira-mar, desfrutando da belíssima paisagem entre mar e céu e comendo camarinhas.
Beijos.
Se precisarem de uma guia eu voluntario-me:)

Ivone disse...

-Amiga Paulinha ,como vês o pessoal em Sines anda bem informado,ainda hà camarinhas na nossa terra e a sugestão da amiga Dulce é optima,dava vontade de convidar o pessoal assim;
-Vamos lá meninas ,apanhar camarinhas .
-Guia já temos ,e uma caminhada destas além de fazer bem á saúde desfrutar este passeio e apreciar esta paisagem vale a pena.
Eu quero !
Amiga Dulce quando vai ser?????
E que tal ?

Aproveito para saudar a nossa amiga Deolinda .

jinhos
Ivone

Unknown disse...

Olá Dulce, obrigada pela novidade , fico bem satisfeita de ainda existirem na nossa terra as camarinhas, e, o local que me diz é propicio para elas se darem.
Também agradeço o convite para a caminhada...eu até gosto de caminhadas, numca se sabe Dulce em troca de um cafésinho nos galegos ,um dia nos juntemos com mais amigas e irmos explorar essas maravilhas.
Beijinho Paulinha

milú disse...

Meninas
Também gostava de saudar esses tempos,acompanhar-vos na caminhada. É engraçado recordar esses tempos também apanhei imensas, e não foi à muito tempo,(vinte e tal anos) com o meu filho mais velho,ele adorava e a mãe babava-se.
obrigada! por me fazerem viajar no tempo,é bom recordar.
Bem Hajam
xi-coração
milú

HORIZONTE disse...

Que coisas que tu conheces,que eu nem nunca ouvi falar,parece que em garotas vivemos noutro país.
Mas deixa-me dizer que pelo aspecto da imagem que me faz lembrar uma arvore de Natal ornamentada com bolas de neve essas ditas camarinhas cobrindo as dunas das vossas belas praias deve ser uma paisagem bem apetecivel e então se são comestiveis,até serve de almoço.
Quando fizerem esse passeio tirem fotos não se esqueçam de mandar para esta amiga curiosa.
Beijinhos a todas
Ana

cila disse...

Ir apanhar camarinhas? Hum ! Adorava subir os medos com o meu irmão para procurar as maiores.
Era comer e trazer para casa.
Contem comigo!!!
Beijinhos
Cila

Anónimo disse...

Olá amigas!
Que saudades das camarinhas e dos belos passeios que dávamos para as ir apanhar.
Falar de camarinhas, para mim, cheira-me a final de Verão e a entardecer calmo e sereno nas dunas, a olhar o mar...
Obrigado Paulinha por esta saborosa recordação.
Beijinhos para todas
Fernanda

Cacilda disse...

No dia 7 de Março fiz essa agradá-vel caminhada de que as amigas falam e fiquei muito surpreendida ao ver as célebres camarinheiras que já não via há muitos anos.
Não resisti sem as provar, mas, eram azedas... talvez não fosse ainda a altura ideal para estarem maduras. Mas matei saudades.
Quanto à caminhada, também alinho.
Beijinhos
Cacilda