domingo, 8 de novembro de 2009

"Quentes e boas "




Esta podia bem ser uma foto tirada na nossa
Vila de Sines nos anos 60 .....


Quem de nós não se recorda do "Tio Portela" ?
-Apregoava
"quentes e boas" pelas ruas de nossa então Vila , com o seu carrinho estacionado no Largo dos Correios ou junto à porta do Cine Teatro Vasco da Gama , e lá nos enchia a mão de castanhas bem assadinhas em troca de 5 tostões .

-Ainda hoje recordo aquele assador fumegando aquele cheirinho a castanhas assadas que perfumava as ruas por onde passava .....
-Esta foi uma das imagens que guardamos da nossa infância.....
tal como a cantiga das castanhas que ainda hoje é lembrada ;
»»»»«««««


-Castanhas quentinhas
Tão bem assadinhas
Ora provem por favor
-Ó freguês venha comprar
Castanhas a estalar
Dentro do meu assador
-As castanhas que aqui tenho
Só as gosto de vender
Ao belo povo de Sines
Que as aprecia a valer
-Eu gosto de apregoar
Nesta Vila todo o dia
Ó freguês venha comprar
A minha mercadoria !

(esta era uma das muitas cantigas
dos teatros que se fizeram na nossa
terra )

11 comentários:

Anónimo disse...

Lindo Ivone!
É tão bom recordar estas memórias da nossa infância.
E assim sentimos a saudade...

Beijinhos da Fernanda

Anónimo disse...

Já estou a salivar!
Castanhas assadas e saudades são
duas coisas tão nossas e tão boas...


Bom Sâo Martinho para todas.

Anónimo disse...

Amiga Ivone tens sempre lembranças tão boas.E é tão bom recordar essas coisinhas da nossa infância.O cheirinho das castnhas então, está tão presente!..

Beijinhos Raquel

Unknown disse...

Que linda recordação..atão amiga Ivone lembro-me muito bem, eram 5 tostões e eram todas boas, agora, é um euro e muitas é para deitar fora.
Bjs Paulinha

Cantinho da Maria disse...

Bom dia Ivone! Que maravilha! Eu gosto tanto de saber estas histórias, estas vossas memórias.Assim também aprendo! Adorei.Obrigada.

Anónimo disse...

-Amiga Paulinha ainda não comprastes castanhas este ano,a um vendedor claro??? É que já são 2€ a dúzia imagina a inflacção !Que saudadinhas do nosso escudo !

jinhos
Ivone

VASCODAGAMA disse...

Caramba Ivone, estás esquecida da Tia Carlota, essa também vendia, os grãos torrados, os tremoços e as pevides !!!ela dizia; comprem meninas comprem, eu perco na abóbora mas ganho na pevide;ah ah ah ah
Belos tempos, ia o pessoal todo ao cinema; e o Diabo à porta a ver quem não tinha idade p"ra entrar!!!!
Bj
Marieta

VASCODAGAMA disse...

Ivone, repara bem, o carro das castanhas,até parece o carro do Nicolau a vender os tais gelados...
E na praia, lembras-te da bolachinha americana???
Agora até marchava uma!!
Bj
Marieta

Unknown disse...

Eh! O que por aqui vai... começam nas castanhas e já vão na bolachinha americana...
Eu rendo-me perante tantas recordações. São retalhos da nossa infância que tanto prazer ainda hoje nos dão quando deles falamos.Foi um bom momento de partilha. Obrigada amiga Ivone!
bjs
cila

Anónimo disse...

-Caramba amiga "Sonhadora" claro que não esqueci! Mas estamos falando de Castanhas ,também não era só o "Ti Portela" que as vandia havia mais....mas claro este foi o que mais me marcou pois até viviamos na mesma rua ....
E a mulher do "dentinho douro" e o
"torradinhas das alcagoitas" ??....

-Deixa-me "brilhar" como diria a nossa Amiga Paulinha é que essas memórias iriam sair na época do tromoço e da pevide .....(estou bincando claro) nunca é demais lembrar estes momentos do nosso passado tão recente...

jinhos
ivone

Anónimo disse...

Olá a todas
Já que estamos a recordar tantas coisas , bonitas e belas também não pudemos esquecer o sr que vendia paladares lembran-se do nome?
Eu neste momento não mas vocês vão ajudar concerteza
Bj para todas
Isabel Aurora