domingo, 8 de novembro de 2009


Hum ! Quentinhas e Boas !
E enquanto as saboreamos,
alguém sabe contar a lenda de
São Martinho ?
Aqui deixo o desafio !


Beijinhos
cila

9 comentários:

VASCODAGAMA disse...

Hum, hum! digo eu, já me estou a lamber! Que se lixe o colesterol, eu nem o conheço!
Não sei a lenda de S. Martinho mas vou à pesquisa...
Agora com esta modernice é difícil ficar parada.
Continuo a lutar pelos meus sonhos de menina (compreendes não é verdade?)
BJ

Dulce Gomes disse...

Pois bem minhas amigas cá vai a lenda de S. Matrinho.
Era francês, filho de um oficial do exército e no ano 300 e picos, seguiu as pegadas do pai e foi para a guerra.
Reza a lenda que um dia encontrou um mendigo cheio de frio, ele, que vestia uma capa enorme, ragou-a ao meio e deu-a ao mendigo. Nessa sonho Jesus visitou-o e trazia vestida a metade da capa que ele havia dado ao mendigo. A partir daí deixou o exército e converteu-se à fé, levando tb a sua mãe a converter-se contra a resistência do seu pai. O resto da sua vida pautou-se pela pregação do evangelho levando com isso muitos outros a segui-lo.
dirão vocês: que tem isto tudo a ver com castanhas? Nada! eeheh
Fica a explicação.
Ah! Eu adoro castanhas. feliz domindo e bjinhos

HORIZONTE disse...

Olá Cila!
Veio a abrir-me o apetite com esta imagem até parece que saltam do ecran,isto é porque este ano ainda não as provei.
Pois a lenda de S.Martinho tão bem contada aqui pela amiga Dulce jamais esquecerei,aconteceu-me o mesmo que com a Cila e mais as linhas férreas.Saiu-me a lenda num texto da disciplina de Ingles ,como não sabia a lenda tambem não percebi nada do texto e as perguntas de interpretação foi um fiasco nunca mais me esqueço que tive um cinco no teste fiquei tão envergonhada que quis saber a lenda do S.Martinho e nunca mais esqueci.
Foi um prazer voltar a aparecer no horizonte,já andava triste a pensar que não eramos boas anfitrians, porque ninguem mais nos visitou,mas espero que voltem.
Bom S. Martinho para a Cila e todas as amigas do aeiou.
Ana

cila disse...

Para a sonhadora
São estas modernices que nos vão permitindo realizar alguns sonhos de menina. Ficarmos paradas será o principio do fim, e isso vamos protelando até onde a cabecinha deixar...
bjs
cila

cila disse...

À Dulce eu agradeço esta bonita descrição.
Realmente lendo a lenda não encontramos relação com as castanhas.A não ser que, tratando-se de uma festa do povo, que a castanha e o vinho novo seriam as coisas próprias do Outono que melhor estariam ao alcance da sua bolsa. E assim. com o passar dos séculos e consequente passagem de testemunho, as nossas amigas castanhas se viram sentadas no trono ao lado de São Martinho. Será? Eu quando não sei invento...
bjs
cila

cila disse...

Oh Ana!
5 no teste ? Mas que trauma ! Se fosse a si aproveitava o S. Martinho para beber um copinho a mais, e assim dar de beber à dor...
Não tem que nos agradecer nada...se não fosse o aeiou seria outro qualquer que lhe traria a ideia de criar também o seu próprio espaço.E estão todas de parabéns porque o Horizonte é um espaço bem simpático. A minha disponibilidade nem sempre permite visitar todos os amigos, mas eu no vosso espaço não faço qualquer cerimónia, sinto-me em casa, como desejo que também se sintam no aeiou.
Um beijinho e bom São Martinho !

Cila

Cantinho da Maria disse...

Olá, amigas deste maravilhoso cantinho! Pois a lenda que eu conheço do S.Martinho,é tal qual a que a amiga Dulce nos contou.
Este ano,castanhinhas ainda só as comi em casa e cozidinhas.
Assadas,quem sabe no dia de S.Marinho. Para todas as amigas uma excelente semana.

Beijinhos.Zézinha Coelho.

Cacilda disse...

Completando o que já foi dito sobre o São Martinho, diz uma das várias lendas, que depois do soldado Martinho ter dado metade da sua capa ao soldado que estava à chuva, esta cessou quase de imediato e começou a brilhar o Sol, ficando um inexplicável clima de Verão.
Este acto de solidariedade, bem como a morte de São Martinho,ocorreram no mês de Novembro, período anual do vinho novo e das castanhas, ao qual ficou para sempre associado.
(E assim temos "O Verão de São Martinho" e o costume das castanhas e do vinho para festejar este dia, que segundo outra lenda, foi o dia em que morreu São Martinho.)
Beijinhos
Cacilda

Unknown disse...

Minhas amigas tenho que meter a minha colherada...apesar de já práticamente não haver mais nada a dizer sobre a lenda...mas,a que eu sei é que era um dia de Inverno frio e chuvoso e de repente ficou um dia de verão , daí o verão de S. Martinho. As castanhas ?...é porque:
Àgua-pé, castanhas, e vinho faz-se uma boa festa pelo S.Martinho .
Bjs Paulinha