sábado, 27 de junho de 2009

ADIVINHA


Minha mãe orgulhava-se de nos ensinar umas adivinhas
que já vinham de seus pais ou avós.
Hoje, vou aqui deixar uma, para que as amigas do AEIOU
tentem descobrir o que é:

Eu sou velho e não o nego
foi-se a minha mocidade,
mas mesmo assim desta idade
eu de filhos me carrego.
O Inverno me faz cego,
os olhos me dão o Verão,
tenho filhos por condão
e é tão grande o meu poder
que até aos homens faz perder
a honra, o brio e a estimação.
Obs. :
Quem souber a adivinha, para já, diga apenas que sabe
para dar oportunidade a que todas adivinhem.


Amiga das amigas
Cacilda

15 comentários:

Filó disse...

Uma adivinha para nos por a pensar?!
Fixe!! :D

Bom... eu diria que acho que sei!
Por outro lado... ... a minha resposta seria no feminino...
:X ;)

Jinhos
Filó

cila disse...

Eu também penso que sei... Concordo com a Filó, também respondia no feminino.
Será mesmo?

bjs
cila

Unknown disse...

Bem...eu acho que ainda não sei...mas a minha intuição é no masculino... e começa por U ?!.....

Bjs Paulinha

cila disse...

Paulinha
Achas mesmo?
A começar por u? e masculino?
Mau, mau... será que eu penso que sei, mas não sei?

bjs
cila

Unknown disse...

Espera Cila, não ligues à minha intuição... já escrevi a advinha para um papel para de vez em quando ir advinhando...mas, é mesmo dificil , pelo menos para mim.
Agora já penso que é no feminino
mas...começa " Eu sou velho e não o nego " estou mesmo baralhada,mas, não desisto.
Não se pode dar mais dicas ?

Bjs paulinha

Cacilda disse...

Eu vou ajudar...
Efectivamente a resposta é no feminino, mas foi assim que eu aprendi, e é assim que rima.
Deve haver também outra designação para a mesma resposta no masculino, que hoje já não se empregue. Vou tentar saber mais alguma coisa sobre isto.

bjs.

Cacilda

yvonne disse...

-Amiga Cacilda,
-Estou curiosa .
Eu não sei mesmo do que se trata esta ainda não tinha ouvido.
-Além disso sou muiiiiito fraquita em adivinhas .
-Mas estou esperando pela resposta sempre acabo por aprender !

jinhos
ivone-aeiou

Filó disse...

Olá meninas!
Acabei por descobrir a resposta no masculino!!!
EHEHEHEH
... Não é lá muito usual, mas acho que fica bem!
rsrsrsrs

;)

jinhos e boa tarde a todas
Filó

Cacilda disse...

Eu também achei já resposta no masculino, mas não admira pois já sabia no feminino, foi mais fácil.

Ivone, também dizias que não sabias versejar e agora é o que se vê... bonitas quadras, portanto não desistas.
Vamos esperar mais um ou dois dias e depois já podem dizer o que é.

Bjos

Cacilda

Cacilda disse...

Olá meninas!

Já podem dizer o que é a adivinha, pois sei que já adivinharam e quem não adivinhou fica também a saber.

Um beijinho,

Cacilda

Filó disse...

Bom... então vou ser a primeira ;)

Depois de alguma pesquisa a minha resposta é:
- Arbusto sarmentoso, da família das vitáceas, que dá uvas

!!! Perceberam?!! Eu também não!
... Apenas aquela parte que fala das uvas... rsrs :D

Agora, brincadeirinha à parte, estas adivinhas antigas têm destas coisas, a minha resposta é:

VIDEIRA

Acertei?!

Jokinhas
Filó

Unknown disse...

Juro que não foi copiar a resposta da Filó mas eu tinha pensado era na VINHA, e, logo no inicio ainda pensei no TEMPO ou no UNIVERSO.
Juro também que me esforcei...mas não tenho muita sensibilidade para advinhas, no entanto, venham mais e a resposta certa desta.
Bjs Paulinha

cila disse...

A minha resposta também é a videira!
Será?

bjs
Cila

Cacilda disse...

É a videira é, lindas meninas...

No masculino poder-se-ia dizer, VINHAL ou VINHEDO, ou ainda O ARBUSTO DA VIDEIRA ...
Isto é o que eu deduzo depois de pesquisa que fiz e que vou transcrever:

"Videira, vite, vinha, vinhal, vinhedo, ou parreira são denominações do género de plantas arbustivas, da família das vitáceas. A espécie mais conhecida do género é a Vitis vinífera L, responsável pela produção do vinho."
...
Como veêm, os autores da nossa adivinha tinham razão. Eles sabiam a resposta no masculino mesmo sem pesquisarem na net.

Parabéns a quem descobriu.Quem não descobriu agora, descobrirá para a próxima.

Beijinhos

Cacilda

Filó disse...

Exactamente isso!!!

Agora que fala no VINHEDO, lembro-me de ouvir essa palavra ser usada sim senhora!
O tempo passa e a gente acaba abandonando e esquecendo essas palavras, mas elas continuam a fazer todo o sentido.

Beijinho
Filó