segunda-feira, 11 de maio de 2009

PICOTO DA MILRIÇA
Foi no alto dos 578 metros da Serra da Milriça que, em 1802, se construiu o primeiro marco geodésico e por ele se regularam os 8000 que permitiram fazer a cartografia do país. Este é o único miradouro de onde, verdadeiramente, se pode ver Portugal a 360º.
Dum primeiro plano, onde o verde seco do pinhal é salpicado pelo branco das aldeias próximas, a vista estende-se a paragens que já anunciam o norte mais acidentado ou a suavidade do sul. Mas é em dias de maior visibilidade que a visão se torna verdadeiramente panorâmica, com a linha do horizonte a desenhar-se nas planícies alentejanas e a alcançar depois os maciços montanhosos da Gardunha, Estrela, Lousã, Aire e Montejunto, em distâncias que chegam a ser superiores à centena de quilómetros.
Motivo acrescido para a visita é o interessante Museu de Geodesia, recentemente construído ao lado do marco com 9 metros de altura, onde o visitante recebe certi ficado comprovativo da sua presença no" ponto mais ao centro de Portugal."

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante, sim senhora! A registar para visitar a quando de uma futura escapadinha. Obrigado pela dica. Beijinhos.
Fernanda

Filó disse...

Sempre bom saber algo mais sobre a beleza do nosso País!
Obrigada pela partilha
Filó

Anónimo disse...

Vocês já repararam nas coisas que a nossa Paulinha descobre!

Obrigada
bjs
cila

Anónimo disse...

Paulinha
Então eu vou contar e confessar uma coisa engraçada.
-O avô do meu marido era de
Vila de Rei,já lá fui pelo menos duas vezes,o meu marido é de Vila Velha de Rodão,há 37 anos que vou para até ao Distrito de Castelo Branco várias vezes por ano e desconhecia este lugar.
- Fiquei de tal maneira intrigada que fui consultar na net onde ficava "O Picoto da Milriça" .
-Ele hà coisas ?!?
Obrigado por esta "lição de geografia ,afinal estive tão perto.
Mas um dia destes lá estarei.
Depois digo
jinhos
ivone