sábado, 9 de abril de 2011




  
Hoje, ao visitar “ aeiou “ e ao vêr os livros de leitura que fazem parte da sua apresentação , reparei que num deles havia uma piteira.
È isso …o que me recordo do meu irmão com agilidade e alguma paciência apanhar os figos da Índia, que depois de muito cuidadosamente arranjados , serem uma verdadeira delicia….
Há já alguns anos , na Madeira, ao visitar o Mercado lá estavam ELES….já preparados a serem comidos.
Deliciei-me logo com alguns, para espanto do meu marido !... não sei se será só petisco dos Alentejanos.
Numa pesquisa que fiz na Net, descobri que os nossos vizinhos Espanhois também devem gostar…
Pois fazem questão de ordenar e usar as figueiras da índia como sebes limitadoras das propriedades agrícolas, e colhem-nos , tiram os picos com uma maquineta que inventaram, e vendem-nos acondicionados em caixinhas de madeira, como outra fruta qualquer.
Penso que cá também há , mas se calhar só nas grandes superfícies e possivelmente são Espanhóis.

3 comentários:

Filó disse...

Olá Paulinha
Lembro-me do meu pai arranjar esses frutos quando eu era criança!
Há quanto tempo!!!!
Já nem sei ao certo ao que sabiam, mas sei que eu gostava.
Obrigada pela partilha!
Beijinho
Bom domingo!
Filó

Anónimo disse...

paulinha eu adoro esses figos mas
só pode apanhar quem sabe porque os picos são muitos.quando me dão
veem arranjadinhos abre-se.eo miolo
eu enrrolo em papel de de aluminio
e ponho no frigorifico,fresquinhos
são muito bons! bom fim de semana
para todas as amigas,da nidia rocha

Ivone disse...

Amigas ,em Sines comem-se figos da índia já arranjadinhos ,sabem onde??? Eu digo :
Junto ao CAS (Centro de Artes de Sines ),uma colaga de escola, a Alice , está lá com a sua banquinha , especialmente no Verão ,vendendo também frutas e entre elas amoras e os tais figos da índia ...
E esta einnnn ?
jinhos
Ivone