terça-feira, 1 de março de 2011

Passatempo da semana


E para não arrefecer, vamos a mais um passatempo...

Descansamos (ou não... ) das rimas vamos a umas adivinhas, pode ser?
As regrinhas são simples.
Logo que uma de vós adivinhar a resposta eu direi que está certo.
A menina que acertar terá que deixar depois uma nova adivinha.
A que acertar, depois de confirmado pela autora, terá que colocar nova adivinha.

A minha adivinha é difícil como sempre
... (Gosto de pôr o pessoal a pensar) ...
 : P

Há uma aldeia em plena Africa. Não me lembro o nome...
Lá nessa aldeia toda a gente mente!
Por ordens superiores todos os vistantes só podem falar verdade!
Estava eu passando por lá numa das minhas viagens
(sou muito viajada!!)
 quando vi a Luar de Prata, a Loba Azul e a Núvem Branca.
A Núvem Branca disse-me: Nós três somos nativas.
A Luar de Prata disse-me: Só uma de nós é visitante.

Agora pergunto eu: destas personagens, quem é que era visitante e quem é que era nativo?
Sei que eu era visitante.... mas... e elas?
Podes justificar?

Bjokas

41 comentários:

cila disse...

Que advinha tão complicada... Vou sentar-me à fogueira fumando a minha cachimbada e apelar aos espiritos que me ajudem a encontrar a resposta.

Anónimo disse...

Cila com esta somos obrigadas a acalmar e refletir.
Bem dona Filó esta faz pensar, pensar...Vamos ver quem avança!!
Bjs
M.Carlos

Unknown disse...

Mas que grande confusão
Que a Filó aqui quer armar
Quer ginasticar as amigas
Pôr toda a gente a pensar

Bjos

Vogalita

Anónimo disse...

FILÓ BOM DIA,TENHO PENA MAS NÃO CONSIGO ADIVINHAR,JÁ ME DÓI A CABECINHA DE TANTO PENSAR!...
BJS NIDIA ROCHA

Unknown disse...

Um dia fui passear
Quis andar de avião
E à Africa fui parar
Foi uma grande confusão

Dizia o panfleto da agência
Que lá eu só diria a verdade
E que todos os nativos
Mentiam sem piedade

Então tenho esta ideia
Fui ao mesmo sítio que a Filó
E o nome dessa aldeia
Decerto é "MENTIRA SEM DÓ"

Agora para adivinhar
Esta difícil questão
Acabei de telefonar
Ao paxá "NÃO TENHO RAZÃO"

Depois de ver no arquivo
E um pouco exitante
Respondeu um pouco esquivo
"A Núvem Branca era visitante"

E agora com atenção
Tenho de usar a negativa
Estudando esta questão
A Núvem Branca era nativa

E nestes grandes dilemas
Por causa desta adivinha
Só em faxes e telefonemas
Estou a ficar pobrezinha

Beijinhos ficam no ar
A Vogalita vai trabalhar

Cila disse...

Depois de consultar o "Pensamento Veloz" (o chefe da tribo) cheguei à seguinte conclusão:
Como a pergunta era "Quem é que era visitante e quem é que era nativo",parti logo da permissa que entre as 3 haviam visitas. Assim quando a Nuvem Branca diz que são as 3 nativas, está a mentir, porque as nativas mentem...A Loba Azul fica calada, logo não confirma nem desmente, mas a Luar de Prata diz que há uma que não é, se calhar está a dizer a verdade, e assim a visita seria ela, porque as visitas não podem mentir.... As restantes seriam nativas.

Sou muito fraca em advinhas porque elas costumam vir agarradinhas a uma rasteira, e a minha cabeça só funciona com a lógica. Mas o que interessa é participar, venham daí mais ideias!

Bjs
Cila

Unknown disse...

Porque ninguém está a tentar
Responder a esta adivinha?
Eu vou então aqui demonstrar
Esta teoria que é minha

A Lua Branca com falsidade
Naquilo que começou por dizer
Nunca poderia ser verdade
Como vocês podem ver

Se fosse visitante não mentia
Não podia dizer que era nativa
Posto isto, ela só podia
Ser mentirosa compulsiva

E dizendo que eram todas nativas
Também estaria a mentir
E vocês criam espectativas
Do que vou dizer a seguir:

E disse a Luar de Prata
"Só uma de nós é visitante"
É uma frase um pouco abstrata
Como vou mostrar adiante

Se ela mentisse era uma nativa
Assim como a Nuvem Branca
E eu digo na defensiva
Agora é que isto atravanca

Pois só a Loba ficaria a sobrar
Ou era visitante ou era nativa
Mas isto não se pode passar
Vou tentar ser elucidativa

Se fosse visitante, a Luar de Prata
Teria então dito uma verdade
Se fosse nativa o que isto relata
É na Núvem Branca uma não falsidade

A Luar de Prata foi afirmativa
Ela nunca poderia mentir
A Loba Azul é que era a nativa
E acabei a resposta a sorrir =)

Beijinhos no vosso rumo
A minha cabeça ficou a largar fumo

Vogalita

Unknown disse...

Ora bolas que cheguei tarde à fila
Na minha brilhante conclusão
Pois a minha madrinha Cila
Já tinha respondido à questão

ehehe

Beijoca animada
da Vogalita atrasada

Unknown disse...

Desta vez eu respondi
Sem na rima eu pensar
Pois só assim consegui
Ser a primeira a chegar!

Beijinhos
cila

Filó disse...

Parabéns à vencedora!!!
Muito bem, Cila!
Esta não tem rasteira, é lógica pura!

Faça o favor de deixar a sua adivinha, que eu também quero participar ;)

Beijinhoss
Filó

Anónimo disse...

Eu desliguei-me e agora vim espreitar e dar os parabéns à Cila.
Ora agora venha uma da Cila, mas a verdade é que não tenho aptidão para advinhas mas que a Vogalita começou com uma gira é verdade.
Bjs
M.Carlos

Anónimo disse...

Oi afinal a adivinha era da Filó.
Desculpa!!

Filó disse...

Esqueci-me de dizer que Vogalita também acertou...
Não percebi muito bem a explicação mas parece-me que está certo!
Lamento, mas de qualquer modo, a Cila chegou primeiro.
Beijinho
Filó

Anónimo disse...

A Filó não percebeu
Mas não lhe tiro a razão
Isto que eu aqui escrevi
É uma grande confusão

Dito isto só tenho a dizer
Depois de muito pensar
Que vou deixar de escrever
Tudo o que digo a rimar

As vezes sai como deve ser
Outras vezes sai trapalhada
Por isso vou-me calar
E hoje não digo mais nada

Uma beijoca embrulhada
Da Vogalita muda e calada

Unknown disse...

Quem havia de dizer que eu ia acertar? Ainda não acredito !
Agora é a vossa vez de puxar pela cabecinha enquanto dou descanso à minha.


Uma casa com doze meninas.
Cada uma com quatro quartos,
Todas elas usam meias,
Nenhuma rompe sapatos.

O que é?

Beijinho
Cila

Unknown disse...

Parabéns à cila
Que conseguiu advinhar
Eu como quero participar
Vou tentar na sua advinha acertar

Será o relógio ?


Bjs Paulinha

Anónimo disse...

Esta eu sei e agora vou
Responder muito depressa
Foi o meu pai que me ensinou
Ele gosta de me exercitar a cabeça

RELÓGIO é a resposta
Com 12 horas que tem
E eu até estou disposta
A explicar mais além

A hora tem quatro quartos de hora
E duas meias horas também
Despeço-me então agora
Espero desta vez ter explicado bem

Uma beijoca animadora
Vos dou a cada meia hora

Vogalita

Anónimo disse...

Estou tão desanimada
Vou começar a chorar
Ando muito atrasada
Nunca sou a primeira a chegar

Isto não era suposto
Estar sempre a acontecer
Estou com um grande desgosto
Mais rápida vou ter de ser

Mas parabéns à Paulinha
Que respondeu prontamente
Espero p'la sua adivinha
E desta vez vou chegar à frente!!

Beijoca presenteada
Pela Vogalita atrasada

cila disse...

Boa Paulinha! Agora estamos nas tuas mãos ....

A minha querida afilhada
Não a quero desanimada
De vez em quando a madrinha
Também chega atrasada

Vamos esperar com calma
O que vai acontecer
Tem que aprender que na vida
Há ganhar e há perder!


Beijoquinha animadora
Cila

Unknown disse...

Então está nas minhas mãos
E eu boazinha vou sêr
È só pensarem um bocadinho
E a resposta vai acontecer.

" O QUE É FEITO PARA ANDAR E NÃO ANDA ? "

Bjs Paulinha

Anónimo disse...

Eu que gosto de andar a pé
Meninas não levem a mal
A minha resposta é
Uma VIA PEDONAL

Beijocas com muito asseio
A Vogalita vai dar um passeio

Anónimo disse...

Estou deveras contente
Desta vez fui a primeira
Não quero nem por acidente
Ter respondido uma asneira

Vou aguardar a resposta
Da autora da adivinha
E estou já bem disposta
Para colocar a minha

Uma beijoca estafeta
Da Vogalita que chegou à meta

Unknown disse...

Via pedonal pode sêr
RUA seria também para dizer
A Vogalita acertou
Vamos lá a vêr o que vai aparecer.

Bjs Paulinha

Anónimo disse...

Mas que bom adivinhei
Bem mais contente fiquei
E quem vai adivinhar
A que eu vou colocar
É uma daquelas charadas
Que parecem complicadas
Mas fazendo um desenho
Terão um bom desempenho
A resposta podem dar
Vamos lá participar

A MÃE DA MADRE É FILHA ÚNICA DA TUA MÃE. O QUE É QUE A MADRE É A TI?

Beijinhos

Vogalita

Unknown disse...

Depois de muito pensar
farta de desenhar
Cansada de muito interpretar
Será que vou acertar !.....

" È A FILHA "

Bjs Paulinha

Anónimo disse...

A nossa amiga Paulinha
Depois de muito matutar
Deu voltas á adivinha
E conseguiu acertar

Resolvida esta questão
Espero já outra no ar
Fica agora na sua mão
Nova adivinha postar

Vogalita meio doentinha
Espera nova adivinha

Unknown disse...

Postei uma mensagem com a resposta que apaguei por ter um erro. Mas a resposta estava errada !!! porque eu respondi avó.
A Paulinha está em forma ! Parabéns!

Beijinho
Cila

Paulinha disse...

À vogalita doentinha
As melhoras estou a desejar
Cá vai mais uma advinha
Para que possam acertar

OH QUE LINDOS AMORES EU TENHO !
OH QUE LINDOS !
OH QUE INGRATOS
ANDAM POR DENTRO DAS BOTAS
E POR FORA DOS SAPATOS

Bjs Paulinha

cila disse...

Já tenho a minha cabeça
Toda feita num novelo
Hoje quando me calcei
Pensei...
Não será o tornozelo?

Se calhar é disparate....desculpem.

Beijinho
Cila

Unknown disse...

È isso mesmo...o tornozelo.
Acertou.
E, como tal um beijinho especial
Paulinha

Anónimo disse...

Depois de muito pensar
Andava a ver se acertava
Se tivesse respondido
Decerto agora errava

Se fosse no singular
Pensei rapido e sem dó
Que a resposta à adivinha
Seria a letra O

Que aparece na palavra amOr
E em lindO e em ingratO
E está dentro da bOta
E está fora do sapatO

Mas como não respondi
E já vi que também errava
Espero agora pela Cila
E pela sua adivinha brava

Beijinhos com muito amor
Da Vogalita que está melhor

cila disse...

Acertei outra vez? Começo a ficar preocupada ... Se aparecer algum fumo por aqui, foi a minha cabeça que gripou...
Mas a resposta da Vogalita também se encaixava bem não é verdade Paulinha ? Como ela está doentinha eu ofereço-lhe o meu lugar e fico a aguardar ...

Beijinho
Cila

Anónimo disse...

Ontem deitei-me cedinho
E hoje tarde acordei
Ao vir ao blog descobri
Aquilo que não pensei

Afinal sou eu a pôr
A próxima adivinha
Depois de muito matutar
Vou pôr esta perguntinha:

O QUE É QUE É SURDO E MUDO MAS CONTA TUDO?

Beijoca animada
Da Vogalita ensonada

Filó disse...

Olá bom dia!

O Google?

lolol
beijocas
Filó

Anónimo disse...

A resposta da Filó
Não era a que eu esperava
Mas a Filó ao responder
Já sabia que acertava

Livro responderia eu
Mas o google também serve
Pois não ouve e não fala
Mas sobre tudo ele escreve

Agora é esperar pela adivinha
Que a Filó vai colocar
Mas como todas sabemos
Já nos vai pôr a pensar

=)

Beijo e um bom fim de semana
Vogalita

Filó disse...

Então cá estou eu, mas hoje sem grande inspiração!

Deixo uma bem simples para uma resposta simples:

Um quarto com 40 cabeças mas onde não há actividade cerebral... o que é?!

Beijinhos e uma muito boa tarde a todass
Filó

cila disse...

Essa do google contar tudo não é bem assim. Pelo menos comigo arma-se muitas vezes em caro. Hoje falei-lhe nas 40 cabeças e ele fez-se desentendido...Com a dos tornozelos safei-me bem, ele contou-me tudinho....fiz batota por isso dei o meu lugar à Vogalita. Desculpem, estou muito arrependida...
O que serão as 40 cabeças ? Serão 40 cabeças de pregos ou parafusos que estão na mobilia de quarto?

Beijinho
Cila

Anónimo disse...

A Cila fala em cabeça de parafuso
Esta adivinha realmente dá trabalho
Isto das cabeças é muito confuso
Pois à minha só vem cabeça de alho

Mas como a Cila não vejo o significado
De quarenta cabeças de alho meter
Numa compartimento, num quarto fechado
Responda alguém que consiga entender

Beijinhos ficam então no ar
Enquanto a Vogalita continua a pensar

Filó disse...

Hummmm
Nem uma coisa nem outra :P
Vamos lá pensar melhorrr!
Sentido figurado para quarto...
Pode ser outra coisa...

E se eu disser assim:
O que é que tem 40 cabeças, mas não pensa?

Ai o Google, esse grande amigo!... :D

Bjokas carnavalescas
Filó

Anónimo disse...

Já sei, é uma caixa de fosforos

Filó disse...

Anónimo, acertou!
Parabéns!!
E assim acaba aqui mais este passatempo.
Até uma próxima.
Bjo
Filó