quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Passatempo da semana ;)


Olá meninas!!
Depois de um tempo de ausência e antes de ausentar-me de novo,
lembrei-me de deixar mais um passatempo da semana.

Estavam com saudades? !!
:D
eheheh
;)

...
Ora bom, para esta semana escolhi um a que decidi chamar
*** A ultima sílaba***

Regrinhas

Vou deixar-vos uma palavra, a menina que vier as seguir pegará na ultima sílaba e a partir dela deixará uma nova palavra, e a menina a seguir seguirá a mesma regrinha.

Querem um exemplo?
1- Estrada
2- Damasco
3- Cobre

E assim sucessivamente!
Tentem deixar de modo a ter seguimento, porque há sílabas que simplesmente não dá ;)

Então como é costume começo eu:

Sabonete

Um Bom fim de semana para todas!!

Jokas

Filó

55 comentários:

Anónimo disse...

Olá amiga Filó!

Mais um joguinho engraçado e a puxar pela nossa imaginação.

Então a minha palavra é:

TENEBROSO

Beijinho da Fernanda

Cantinho da Maria disse...

Olá, amiga Filó1

Ainda ben que deixáste mais um passatempo dos teus.

SOSSEGADO

Beijinhos.Zézinha.

Unknown disse...

Que saudades Filó...não é só dos passatempos...mas também.
Então eu digo:

DOMÉSTICO

Bjs Paulinha

Anónimo disse...

Olá a todas!

A minha palavra é:

COERENTE

O céu da Céu disse...

E eu continuo...
TELEFONE
Beijinhos a todas

Anónimo disse...

Óla amigas
Eu digo:

NEPTUNO

Bjs KIKAU

Anónimo disse...

Olá Filó! O aeiou já estava sentindo a sua falta!
E continuando... NOVEMBRO.

bjs
cila

Unknown disse...

Olá amigas, como de manhã é que se começa o dia , então eu digo:

ROMÂNTICA

Anónimo disse...

olá, bom dia!

E no seguimento eu

CAMINHO

Beijinho da Fernanda

Anónimo disse...

-Boa tarde amiga Filó ,
Bem vinda, então eu digo;

- hóstil



jinhos
ivone

Anónimo disse...

Olá migas,belo passatempo,então eu vou para o chá de:

TÍLIA

Bjnhos Raquel

cila disse...

Boa noite a todas!

Esta deixa não é das melhores, mas aqui fica a minha sugestão: IAM

Bjs
cila

Cacilda disse...

Olá Filomena!
Fico muito contente com o teu regresso. E espero que a tua próxima ausência seja rápida.

Quanto ao passatempo aqui deixo a minha palavrinha na sequência da deixa difícil da amiga Cila:

IAMOLOGIA

Beijinhos para todas
Cacilda

Unknown disse...

Bom não está muito fácil...mas,como é manhã e os neurónios ainda estão fresquinhos,lembrei-me de :
IATE

Bjs para todas
Paulinha

Anónimo disse...

Continuando este passatempo cá vai mais uma:

TELEPATIA

Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Boa noite a todos as amigas.Continuando eu digo:

TIARA

Bjinhos Raquel

cila disse...

Parece-me que a nossa amiga Cacilda "perdeu" o jogo... IAM não tem 2 sílabas? I-AM. Ou será que só tem uma?
Quem tiver a certeza faça o favor de nos avivar a memória...

bjs
cila

Cacilda disse...

Também tive dúvidas se seria 1 ou 2 sílabas mas conclui que seria só uma. Aguardo a informação pedida.

E na palavra "Tília" a última sílaba não é "lia"?

Isto deve ser resultado da hora tardia e consequente cansaço...

Beijinhos
Cacilda

cila disse...

Essa não tinha reparado ainda. Mas penso que é ti-li-a
Estamos a precisar de uma ajudinha da Céu ou da Carolina ...

bjs
cila

Anónimo disse...

Não me chamo Céu nem Carolina mas
"iam" só tem 1 sílaba e "tília" tem
três.

cila disse...

Eu acho que a resposta só terá credibilidade quando a anónima se apresentar, não acham meninas ?
Vamos lá dar essa carinha...do que receia? Assim não podemos dar o nosso abraço !

bjs
cila

Cacilda disse...

Eu agradeço a informação e também penso que não tinha inconveniente nenhum em se identificar.

Cacilda

O céu da Céu disse...

Português a brincar vai na próxima aula falar sobre divisão silábica e translineação...o vosso passatempo deu-me uma rica sugestão...e não querendo ser desmancha prazeres o erro começou a partir da palavra "NOVEMBRO"
pois a palavra seguinte deveria começar por "BRO".
NO-VEM-BRO. Beijinhos a todas.

Cacilda disse...

Amiga Céu, muito obrigada pela sua ajuda. Vou tentar ir à sua aula. No entanto, e em homenagem à D. Manuela Estelano, vou reproduzir aqui uma frase sua que nunca me esqueci:
"A palavra água tem três sílabas, mas nunca se podem separar. São como 3 irmãs muito unidas, para onde uma vai vão as outras, porque uma letra só não pode ficar sózinha."
Um beijinho para a D. Manuela.
E para todas as amigas, é claro.

Cacilda

Anónimo disse...

-Obrigada Céu pela ajudinha é que no "caminho"fiquei....atrapalhada !

-E como estamos em Novembro que tal continuar ....? Assim ninguém perde .

-Eu digo: Broa

jinhos
ivone-aeiou

Anónimo disse...

Concordo com o recomeço.
A minha palavra é AMIZADE.



Gosto deste jogo!
Até breve.

Lua conchinha disse...

-E eu também gostei desta atitude
é bonito esta cumplicidade que existe neste Blog , se me for permitido participar direi ;

-Desespero



jokas

Cacilda disse...

E eu digo

ROMANCE

bjos.

Cacilda

Anónimo disse...

Recomeçar é sempre bom.Continuando o passatempo eu digo:

CERIMÓNIA

Jnhos Raquel

Anónimo disse...

-Estou de acordo ....

-Sendo assim também vou continuar;

-Aliadas



jinhos
Ivone

cila disse...

A menina Ivone mete o pessoal em cada uma.... O que é que eu vou dizer agora começado por das? E com muito descaramento ainda vem falar em ALIADAS ...
Procurei e encontrei entre outros DASIURO. Sabem o que é? Não sejam preguiçosas... Consultem o dicionário que foi o que eu fiz!
Bjs
cia

Anónimo disse...

-AMIGA CILA
Não foi para atrapalhar nem ofendar as Aliadas mas para me redimir fui ao Dicionário;
-DA SI U RO é um pequeno animal de hábitos e instintos semelhantes aos dos felinos ,que vive na Austrália e na Tasmânia.
-Estou perdoada?

Seguindo ;-RO DE LA

jinhos
Ivone

Unknown disse...

Bom dia amigas, que bonito...já aprendemos a compôr as sílabas e agora estamos numa de cultura geral, continuando eu digo:
" LACLARA "
Bjs Paulinha

Anónimo disse...

E continuando,eu digo "RAÍZ".

Gostava de saber o significado de laclara porque não encontro no dicionário.
Desculpem a minha ignorância!


Até logo.

Unknown disse...

É pena ...porque mesmo escrevendo gostava de saber o nome desta
amiga(o) assim dirijo-me para o anónimo.
A palavra vem no dicionário (pelo menos no meu)claro que também tive que lá ir.... então "LACLARA" é o mesmo que "LACRAU" o nosso portuguêstem destas coisas.
Beijinhos Paulinha

aeiou disse...

Olhando bem para a minha resposta do DASIURO, reparei que deve estar errada, porque se a última sílaba era "das", logo a 1ª sílaba da resposta também deveria ser "das", o que não é o caso de dasiuro.
Concordam comigo?
Uma pessoa distrai-se dá estas calinadas e ninguém diz nada...
bjs
cila

Anónimo disse...

Tem toda a razão.
E se em vez de "DASIÚRO", (quadrúpede marsupial para quem não sabe) porque não utilizar antes "DASSERAI". Se não encontrarem o significado eu depois digo...

cila disse...

Obrigada amiga anónima. Já nos começamos a habituar à sua companhia... Já que não se identifica, teremos que acabar por lhe dar um nome... O que acham meninas ? Venha daí uma sugestão...

E a bordo da minha lancha rápida, lá naveguei em busca da palavra DASSERAI.Fiz escala por Timor e eis o que encontrei:

"s. m. || (Timor) manilha, que certos povos da ilha trazem nos tornozelos. F. teto Dasarai. (C. Fig.)"
Eu lhes garanto que no próximo verão vou comprar um dasserai...

E aqui fica a palavra, se tiverem paciência de voltar atrás...

bjs
cila

Unknown disse...

Preciso de ajuda.... quem me faz o favôr de fazer a divisão silábica da palavra " DASSERAI ".
Cila acho que tens razão a nossa anónima tem que têr um nome ,só me lembro de MIMI espero que apareçam sugestões mais bonitas.
Bjs Paulinha

aeiou disse...

-Amiga Paula e eu lembro-me do nome de Dadinha , que tal também é carinhoso !

jinhos
ivoneoudid

cila disse...

Assim seja!
A partir de hoje a nossa amiga anónima deverá assinar mimidadinha.
Olhem que até soa bem...

Estamos a brincar consigo. Gostamos dos seus comentários.
Faça-nos sempre companhia!
Um beijinho
cila

Anónimo disse...

Gosto do nome que me deram .
É original!
Mas tambem podia ser "ui-ui"(o passarinho brasileiro que todas devem conhecer).
E,com isto tudo,interrompeu-se o passatempo" A última sílaba ".
Vamos todas prosseguir porque é giro.

Mimidadinha Ui-ui
(nome e apelido)

Unknown disse...

Mimidadinha Ui-ui é realmente um nome lindo para a nossa amiga anónima, ainda vai virar moda lá para os lados do Jetset.
Não se esqueçam do meu pedido de ajuda para a palavra " DASSERAI "
Bjs Paulinha

Anónimo disse...

Em minha opinião são 3 sílabas.

Mimidadinha Ui-Ui

cila disse...

Gosto de gente que sabe brincar!
Sou da opinião da nossa amiga mimidadinha ui ui. A palavra tem 3 sílabas.
bjs
cila

Unknown disse...

Amiga Cila e amiga Mimidadinha UI-Ui, se calhar não me fiz compreender ...sei que a palavra
"DASSERAI" tem 3 sílabas queria era saber dividi-las , para dar continuidade ao passatempo.

Bjs Paulinha

Anónimo disse...

Alõ...Alô!
A palavra "Dasserai" penso que se divide da seguinte maneira:
Das-se-rai.



Mimidadinha Ui-ui

Unknown disse...

Amiga Mimidadinha Ui-Ui, obrigado mas eu ainda questiono:
Se fôr assim ,já dá para dar seguimento à última palavra que foi "ALIADAS". Mas será que se pode separar os dois esses? porque se fôr "DA-SSE-RAI" esta palavra não pode vir de "ALIADAS".
Bjs Paulinha

cila disse...

Eu acho que a mimidadinha ui ui tem razão...e assim já dá certo.

bjs
cila

Filó disse...

Olá meninas!!
Muito bom chegar e ver toda esta animação e empenho :D e ainda mais ver a participação de novas amiguinhas ;)
Sejam bem vindas ao nosso cantinho!

Falando do nosso passatempo, ... pois... realmente parece-me que também eu preciso urgentemente de ir a uma das aulinhas da D. Céu! Pelo que foi dito, verifiquei que estou um bocado enferrujada nesta matéria ;)
Quanto à ultima palavra, acho que a amiga Mimidadinha Ui Ui (Bonito nome!!!) tem razão... Eu separaria
Das-se-rai
mas a esta altura do campeonato direi "só sei que nada sei!"

rsrsrs

Beijokas a todas e um lindo fim de semana!

Filó

Unknown disse...

Amigas creio que a divisão das sílabas é mesmo assim ,e também a minha gramática está abaixo de zero.
Assim sendo e pegando na última palavra "DASSERAI" eu digo :
" RAINETA "
Não sei se é para acabar o passatempo, mas se fôr fica a ideia para fazer umas maçãs rainetas no forno, eu costumo espetar um pauzinho de canela.
Beijinhos a todas
Paulinha

Anónimo disse...

Eu ponho canela em pó e vinho do Porto.

Vamos continuar o passatempo e a minha palavra é " TABELA ".

Bom fim de semana a todas.

Mimidadinha Ui-ui

cila disse...

E eu em vez de acúcar rego-as com o vinho do porto com uma colher de mel dissolvida.

Mas antes desta sobremesa deliciosa, vamos comer uma boa LASANHA !

Bom fim de semana para todas!
Bjs
cila

Anónimo disse...

-Socorrrrooooo ,o que vale é vem aí o FIM DE SEMANA ......andei procurando o passarinho UI UI e
ai ai não encontrei !

-Agora a menina Cila salta com uma
LA SA NHA e que palávra pode
sair daqui ????
-NHACA- ?
(não sei que palávra é esta mas como também não sei que raio de pássaro é aquele ,estamos KITES )

jinhos
Ivone -aeiou

cila disse...

nhaca ? Nem pensar acabar o passatempo com uma palavra que significa mau cheiro, coisa ruim, etc, etc. Me desculpem pela lasanha, mas estava tão entusiasmada com a paparoca...Troquemos então o prato por um bonito LAÇO para fecharmos o passatempo com este simbolo de amizade.

bjs a todas
cila