domingo, 29 de novembro de 2009

Carmen



Olá amigas!

Hoje, dando uma voltinha cá às minhas musiquinhas preferidas, parei no tema que estamos a ouvir.
Acredito que todas o conheçam, mas eu não resisto em falar um pouco sobre ele, pois enquanto partilho com vocês, vou avivando coisas que já aprendi há muito tempo.

"Em 1845 foi escrita a mais famosa novela de Prosper Mérimée.

Narra a história de uma bela cigana infiel que é morta pelo amante, um oficial espanhol.
Em 1875, foi transformada em ópera, por Georges Bizet, tendo estreado em Paris (vejam o cartaz da época).

Carmen Cigana usa seus talentos de dança e canto para enfeitiçar e seduzir vários homens.

Don José, cabo do exército, é um homem honesto e decente que, ao envolver-se com Carmen, vira um fora-da-lei."

Bizet foi muito feliz nesta obra. Não sei se é a música que dá força à história, se é a história que dá força à música. Encaixam-se na perfeição.

Um beijinho e tenham uma boa semana !
Cila

6 comentários:

Anónimo disse...

Adoro Ópera,gostei muito de ouvir.Obrigada pela partilha.

bjnhos Raquel

Anónimo disse...

Gosto d'algumas óperas e esta é uma
delas.
Acho que é a música que dá força à história.



Boa semana para todas.

Mimidadinha Ui-ui

Ivone -aeiou disse...

-Pois é amiga Cila eu já tenho ouvido e visto algumas mas na televisão....mas ainda não perdi a esperança de ver uma ao "vivo e a cores"! É que viver na provincia tem estas contradições ,não é fácil arranjar bilhetes ,nem mesmo pela net !
-Foi bom esta lembrança ,grazie .

jinhos
Ivone

Anónimo disse...

Apesar de não ter muitos conhecimentos nesta área da música há alguns temas que aprecio e este é um deles.

Obrigado, amiga Cila, por trazê-lo até ao nosso blogue.

Beijinhos da Fernanda

Carolina disse...

Boa escolha e oportuno esclarecimento!
;)

Unknown disse...

Amiga Ivone tu não estás na provincia estás no Alentejo e não é qualquer coisa é em Sines, estou a brincar, eu também gosto de ópera mas para se ir ( pelo menos às que eu gosto ) tem que se andar sempre em cima do acontecimento, senão esgotam logo as temporadas.
Mas...ainda somos novinhas, vás vêr que ainda nos vamos juntar e, lá vamos nós para o S. Carlos, que esse sim já visitei e é bem bonito.
Bjs Paulinha