segunda-feira, 15 de junho de 2009






È óbvio que quando escrevo para o nosso blogue muitas das vezes é recordando a nossa terra e todas as recordações que por aí passei na infância e juventude….e os Santos Populares trazem-me à memória o ir apanhar o rosmaninho para ver qual era a rua que fazia a fogueira mais alta para depois saltá-la ,( o que,devido ao meu tamanho confesso que a saltava um pouco a medo) e, depois eram os bailaricos ….os que me recordo mais eram os da Esplanada ,que até faziam um concurso da quadra mais bonita dedicada aos Santos Populares.
Mas, tenho que vos confessar uma coisa….eu no mês de JUNHO sinto-me um bocado Lisboeta e porquê ?....porque sou fâ das Marchas de Lisboa, porque gosto muito dos Bairros Típicos de Lisboa e do seu bairrismo que se acentua mais nesta quadra ….e, porque além de além de gostar como já referi de todo o espectáculo que as marchas proporcionam foi através delas que conheci a localização dos Bairros e toda a sua história da Lisboa Antiga. È também certo que de ano para ano se vai descaracterizando o verdadeiro espírito das marchas mas…é fruto da sociedade em desenvolvimento ,no entanto, pelo menos este mês as pessoas vêem para a rua, confraternizam e sorriem….
“ V I V A O SANTO ANTÓNIO “

1 comentário:

cila disse...

Olá Paulinha!

Este video retrata bem como os bairros de Lisboa vivem o Santo António.

Fizeste-me recordar os mastros e as fogueiras que também se faziam cá no nosso cantinho!
Das fogueiras eu tinha medo. Saltava sempre pela mão de dois adultos. Os bailaricos à volta do mastros em plena rua, eu adorava!

É bom recordar.

Um beijinho
cila